Pages

Pages

Pages - Menu

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conchas e moluscos (EN-20)

1. O significa o termo “molusco”?

2. Identificar em conchas, ou fotografias/figuras:

a. manto
b. bisso
c. rádula
d. válvula
e. linha dorsal
f. vértice
g. opérculo
h. canal

3. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias? Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo fornecem maior variedade de conchas?

4. Descrever o movimento de conchas de um lugar para o outro.


5. Como os animais que vivem em conchas se protegem?


6. Como são feitas as conchas, e de que material são feitas?


7. Listar e explicar cinco utilidades das conchas para o homem.


8. Explicar os termos univalve e bivalve, em relação às conchas.


9. Mencionar, em termos comuns, cinco diferentes classes de conchas, e ter pelo menos uma de cada classe em sua coleção.


10. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes, e explicar onde cada uma é encontrada, quando chegou às suas mãos, e classificar cada uma.


11. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição à pérola nos ensina? (Leia Parábolas de Jesus, págs. 115-118).

12. Quais os textos bíblicos abaixo nos falam que:
a. as criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
b. a quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
c. as criaturas das águas perecem fora da água.
d. Jó considerava os corais de grande valor.
e. Salomão tinha conhecimento sobre a vida marinha.
f. Jesus usou um produto de conchas duas vezes para ensinar uma lição espiritual.
g. uma mulher de negócios vendia as famosas tintas de cor púrpura, retiradas do múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.
h. Paulo condenava o uso de pérolas.
i. moluscos não são apropriados para se comer.
j. as dozes portas da Cidade Santa são doze pérolas.