1. Conhecer                  dez tipos de pegadas incluindo duas pegadas de aves. Fazer modelos                    em gesso de cinco delas. 
2. Mencionar pelo menos três coisas que as pegadas nos informam. 
3. Seguir algumas pegadas de animais, identificar o animal, se possível;                    dizer se ele estava correndo ou caminhando. Medir a distância                    entre pegadas de um animal correndo e de um animal caminhando. 
4. Manter um posto de observação de pegadas durante                    três dias.
a. Escolher um espaço aberto em algum lugar tranqüilo                perto de seu apartamento ou casa. 
              b. Aplanar                o chão, lama, areia, etc. 
             c. Verificar                as pegadas todos os dias e repor alimento quando necessário
5. Citar dois animais para cada grupo de pegadas:
a. pés chatos
             b. animais que                caminham na ponta dos pés
             c. animais que                caminham na ponta das unhas/cascos
6. Mencionar quatro sinais da presença de mamíferos. 
7. Distinguir entre pegadas de coelhos e esquilos, e entre pegadas                das famílias de cães e gatos. 
8. Citar dois grupos de animais (mamíferos, aves, insetos,                etc.) que deixam trilhas com odor para que outro da mesma espécie                o siga. 
9. Mencionar duas aves para cada tipo de pegada:
a. marcas deixadas por aves que saltitam
b. marcas deixadas por aves que caminham
10. Além de pegadas, mencionar dois outros sinais da presença                de aves. 
11. Citar dois pássaros identificados por seu padrão                de vôo. 
12. Observar, em sua região, pegadas ou trilhas de um ou                mais dos seguintes animais:
a. sapo ou rã 
b. cobra 
c. tartaruga 
d. molusco 
e. minhoca 
f. toupeira

