Climatologia (EN-18)
1. Explicar como os seguintes fenômenos se formam: neblina, chuva, orvalho, neve, granizo e geada.
2. Identificar no céu ou em fotografias, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, nimbos e estratos. Que tipo de tempo está associado a cada uma delas?
3. Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e pluviômetro.
4. Porque é possível haver chuva de um lado de uma montanha, e estar seco do outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
a. Porque é mais fresco e úmido nas montanhas, do que nos vales?
b. De que direção geralmente vêm a chuva e o tempo bom em sua região?
5. Demonstrar, com a ajuda de um diagrama, como a relação da Terra com o Sol produz as diferentes estações.
6. O que causa os raios e os trovões? Quais os tipos diferentes de raios que existem?
7. Com o auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção. Qual a sua relação com o vento?
8. Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.
9. Explicar como estes podem afetar o tempo:
a. ventos fortes
b. erupções vulcânicas
10. Fazer um desenho mostrando o ciclo da água na meteorologia.
11. Fazer um cata-vento ou pluviômetro.
12. Manter um quadro meteorológico durante uma semana, e registrar leitura do tempo de intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
a. temperatura
b. umidade (orvalho, neblina, chuva, geada, neve)
c. formação de nuvens
d. direção do vento
2. Identificar no céu ou em fotografias, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, nimbos e estratos. Que tipo de tempo está associado a cada uma delas?
3. Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e pluviômetro.
4. Porque é possível haver chuva de um lado de uma montanha, e estar seco do outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
a. Porque é mais fresco e úmido nas montanhas, do que nos vales?
b. De que direção geralmente vêm a chuva e o tempo bom em sua região?
5. Demonstrar, com a ajuda de um diagrama, como a relação da Terra com o Sol produz as diferentes estações.
6. O que causa os raios e os trovões? Quais os tipos diferentes de raios que existem?
7. Com o auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção. Qual a sua relação com o vento?
8. Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.
9. Explicar como estes podem afetar o tempo:
a. ventos fortes
b. erupções vulcânicas
10. Fazer um desenho mostrando o ciclo da água na meteorologia.
11. Fazer um cata-vento ou pluviômetro.
12. Manter um quadro meteorológico durante uma semana, e registrar leitura do tempo de intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
a. temperatura
b. umidade (orvalho, neblina, chuva, geada, neve)
c. formação de nuvens
d. direção do vento


